Aliança Empreendedora

Fazer da economia um lugar para todos

Quem Somos

Quem é a Aliança Empreendedora

Transformar a vida de pessoas e comunidades através do empreendedorismo.

Essa é a principal causa e objetivo que permeia o que fazemos desde que a Aliança iniciou suas atividades em 2005.

Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (julho/2010), o Brasil tem o 3º pior índice de desigualdade social do mundo. Diante dessa realidade, incentivar e apoiar o empreendedorismo junto a públicos e comunidades de baixa renda permite que novos modelos de negócios e oportunidades de trabalho, renda e educação sejam gerados, promovendo melhorias na qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento socioeconômico.

Começamos pequenos, com apenas 1 incubadora que apoiava 10 microempreendedores em Curitiba. Hoje atuamos realizando projetos em com empresas, governos e ONGs em todo o Brasil, com projetos e equipes nos estados do Paraná, São Paulo, Pernambuco e Bahia, além de uma rede de organizações sociais aliadas e capacitadas nas metodologias da Aliança Empreendedora nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Maranhão e Amazonas. Apoiamos com isso, até hoje, mais de 15.000 empreendedores.

Para obter maior abrangência e disseminar a cultura empreendedora, formamos uma rede de organizações aliadas que aplicam nossa metodologia; o primeiro portal de crowdfunding para microempreendedores do Brasil: Portal Impulso; um canal de ensino à distância e geração de conteúdo: AprendAE; um prêmio nacional que incentiva e identifica microempreendedores de baixa renda: Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário ; e além disso ,desde 2010, iniciamos uma parceria com o programa Caldeirão do Huck da TV Globo para a realização do quadro de empreendedorismo “Mandando Bem”, que inspira milhões de pessoas em todo o Brasil a empreender.

Com o objetivo de ampliar a escala de impacto e ao mesmo tempo tornar nossas ações sustentáveis, além de realizar projetos de geração de renda e empreendedorismo, atuamos na prestação de serviços e parcerias com grandes empresas que queiram criar modelos de negócios inclusivos junto aos públicos de baixa renda, colocando os microempreendedores como parte de sua estratégia e cadeia de valor. Algumas das empresas que são nossas clientes e parceiras são conhecidas pelo seu grau de inovação como Natura, Santander, Danone, Walmart, Sebrae, HP e Gerdau.

Os profissionais da Aliança Empreendedora são multidisciplinares. Com formação e experiência em áreas diversas como administração, economia, engenharia, design, ciências sociais, pedagogia, turismo, comunicação social, dentre outros, o que garante uma visão e abordagem mais completa e criativa. Dentre esses estão profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente por redes e organizações. Além da equipe, contamos com uma ampla rede de profissionais e organizações parceiras que enriquecem a base de informações e conteúdos para a realização dos serviços e projetos.

Nossa missão:

Unir forças e viabilizar acessos para que pessoas e comunidades de baixa renda possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social.

Nossa visão:

Fazer da economia um lugar para todos

Com essa visão, missão e energia, misturadas a uma cultura de inovação e “mão na massa” da Aliança para fazer acontecer, convidamos você e a sua organização a se engajar nessa causa para que possamos, juntos, trazer mais desenvolvimento econômico e social através do apoio a microempreendedores em todo o Brasil.

Quem já é cliente ou parceiro da Aliança Empreendedora