Aliança Empreendedora

Fazer da economia um lugar para todos

Quem Somos

Projetos e Serviços

Atuamos em todo o território nacional, partindo da observação e compreensão da realidade para o desenvolvimento de soluções que gerem oportunidades para empreendedores de baixa renda. Atuamos junto a empresas, governos e ONGs em projetos, programas e modelos de negócios inclusivos e geração de trabalho e renda.

 

Como linhas e foco de atuação do nosso trabalho, destacamos:

 

Para empresas e governos:

  • Desenho, planejamento e implantação de estratégias e modelos de negócios inclusivos junto aos públicos das classes C, D e E.
  • Desenho, planejamento e implantação de programas, projetos e editais com foco em geração de trabalho e renda, incentivo e apoio a microempreendedores de baixa renda de realidades urbanas e rurais.
  • Palestras, cursos, vivências e treinamentos em temas relacionados a empreendedorismo de baixa renda, negócios inclusivos, geração de trabalho e renda, estratégias de desenvolvimento econômico e social e inovação junto à base da pirâmide.
  • Geração de conteúdo e desenvolvimento de metodologias relacionadas ao empreendedorismo de baixa renda, negócios inclusivos e educação empreendedora.

Para ONGs e Microempreendedores:

  • Replicação de Metodologias de estímulo e apoio ao empreendedorismo de baixa renda e negócios sociais comunitários desenvolvidas para os públicos de: empreendedores individuais, grupos produtivos comunitários urbanos e rurais, jovens empreendedores e catadores de materiais recicláveis.
  • Vídeos e conteúdos educativos sobre gestão e empreendedorismo no AprendAE .
  • Mapa de Apoio , onde ONGs, Universidades, Incubadoras, Institutos, Agências e microempreendedores podem cadastrar sua atuação e procurar parceiros em sua cidade e estado.
  • Portal Impulso de crowdfunding, que permite que pessoas físicas (“Anjos Investidores Sociais”) invistam e acompanhem o desenvolvimento de microempreendedores de baixa renda em todo o Brasil.
  • Escalada Empreendedora Online – Canal de ensino à distância onde microempreendedores podem elaborar seu plano de negócio e estruturar cada área de seu empreendimento pela internet, com o acompanhamento remoto dos assessores da Aliança Empreendedora.
  • Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário – Realizado anualmente para promover e reconhecer casos bem sucedidos de microempreendedores brasileiros.
  • Capacitação e assessoria presencial para microempreendedores em cidades e setores em que estejam acontecendo projetos e serviços realizados pela Aliança Empreendedora.
  • Cursos, oficinas e treinamentos em temas diversos ligados à gestão, empreendedorismo, design, redes, parcerias, marketing, vendas, finanças, formalização, sustentabilidade, associativismo e cooperativismo.

Conheça alguns dos serviços e projetos que realizamos:

Segundo a Fundação AVINA, Negócios Inclusivos são iniciativas economicamente rentáveis, e ambiental/socialmente responsáveis, que utilizam os mecanismos do mercado para melhorar a qualidade de vida de pessoas de baixa renda, ao permitir sua participação na cadeia de valor como:

  • Fornecedores de produtos, serviços e/ou matéria prima de forma justa,
  • Agentes que agregam valor a bens ou serviços,
  • Vendedores/distribuidores de bens ou serviços,
  • Consumidores que passam a ter acesso a produtos e serviços básicos essenciais de melhor qualidade e a menor preço, de forma que lhes permita entrar em um “círculo virtuoso” de oportunidades de fazer negócios ou melhorar sua situação socioeconômica

A partir deste conceito, a Aliança Empreendedora atua na prestação de serviços à empresas que queiram desenvolver modelos inovadores de negócios inclusivos junto a públicos e comunidades de baixa renda. Como exemplos destes serviços, destacamos:

Projeto Kiteiras - Parceria com Danone e Quero Kit

Formação e apoio a uma rede de microempreendedoras vendedoras porta a porta de produtos e Kits de produtos Danone. O piloto está acontecendo em em Salvador, Fortaleza e Recife e tem como meta incluir 450 mulheres empreendedoras nesta rede nos 3 primeiros anos.

Profissionais da Beleza Natura

Desde 2010 a Aliança Empreendedora atua em parceria com a área de Inovação da Natura desenvolvendo pesquisas e um modelo de negócio inclusivo que contempla o apoio a microcabelereiras e profissionais de beleza de Classes C e D com o aumento de vendas de produtos Natura neste segmento. O piloto de apoio contempla cerca de 100 empreendedoras para chegar a um modelo que pode beneficiar a mais de 40.000 microempreendedoras vendedoras de produtos Natura.

Reciclagem Inclusiva Gerdau e GIZ

O projeto tem como objetivo o apoio e inclusão de organizações de catadores de materiais recicláveis como fornecedores de matéria primas na cadeia produtiva da Gerdau. Está sendo implantando em 10 cidades brasileiras e a meta é de um impacto direto de 400 catadores beneficiados.

Parceiras em Ação

Em parceria com o Santander Brasil, o objetivo do Parceiras em Ação é promover e incentivar o empreendedorismo feminino, apoiando iniciativas promissoras em termos de impacto. Para isso selecionamos, formamos e acompanhamos 5 projetos dentre 243 projetos inscritos no Brasil para o edital do projeto. Atualmente cerca de 200 microempreendedoras dos estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo são beneficiadas.

Negócio a Negócio

Realizado em 2010 tendo o Sebrae como cliente, atendemos inloco diretamente a 2.500 microempreendimentos de comunidades localizadas nos municípios de Curitiba e Região Metropolitana. Cada um destes empreendimentos contava com um diagnóstico realizado em seu negócio, seguido de um plano de ação para crescimento e melhorias, assim como o acompanhamento em cada um destes planos de ação. 

Projeto ECO CIDADÃO – Fortalecimento e Integração de Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis em Curitiba

Maior projeto de inclusão de catadores apoiado por uma prefeitura no Brasil, o projeto ECO Cidadão é fruto do desenho e de uma parceria entre Aliança Empreendedora, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação AVINA e MNCR Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Lançado em 2008, o projeto tem previsão de 5 anos e meta de implantar 25 Parques de Recepção de Recicláveis na cidade, sendo que destes, já implantou 14 beneficiando 14 Associações e Cooperativas de Catadores que integram mais de 250 catadores de Curitiba. Nos Parques, além de toda a infra-estrutura de máquinas e equipamentos, as organizações de catadores recebem assessoria e treinamento não só em classificação e separação de materiais, como em gestão, vendas, empreendedorismo e negociação.

Geração Y – Empreendedorismo Jovem para a Transformação Social

Realizado em parceria com o Instituto Camargo Correa, CAVO e Ashoka Empreendedores Sociais, o Geração Y é o resultado da soma de sonhos e metodologias de Aliança Empreendedora e Ashoka com seu programa Geração Muda Mundo no desenho de um programa único que integra empreendedorismo econômico e empreendedorismo social para jovens que queiram começar a empreender negócios ou realizar projetos sociais. Com benefício direto a 145 jovens, o projeto incentiva a criação de negócios sociais e dá microcrédito ou um patrocínio bolsa para que os jovens possam iniciar suas carreiras como empreendedores.

Por uma Cultura Empreendedora

O sucesso e avanços de uma causa depende tanto de ações no micro como no macro ambiente. Por este motivo, disseminar a cultura do empreendedorismo junto à públicos de baixa renda, assim como disseminar o empreendedorismo comunitário como ferramenta de inclusão e desenvolvimento fazem parte de nosso trabalho e missão. Como alguns exemplos do que fazemos em termos de promoção, mobilização e comunicação, destacam-se:

Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário

O Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário, realizado anualmente para todo o Brasil tem como objetivo identificar e reconhecer microempreendedores que se destacam tanto pelo negócio que empreendem quanto por sua contribuição para o desenvolvimento de sua(s) comunidade(s), servindo de inspiração para outros. Os 3 melhores são premiados com investimento financeiro para seus negócios, além do apoio da Aliança empreendedora Em sua 1º edição, contou com o patrocínio master de Itaipú Binacional e Instituto Camargo Correa, contanto com mais de 100 matérias veiculadas na imprensa e tendo 156 inscrições de histórias em tempo recorde. Mais informações em:  www.premioalianca.org.br.

Quadro Mandando Bem, em parceria com Caldeirão do Huck

Em parceria com o programa Caldeirão do Huck da TV Globo, desenvolvemos o quadro de empreendedorismo Mandando Bem, que identifica e apóia microempreendedores que tenham uma história de superação e atuem de forma criativa em seus negócios. Assim como no “Lar Doce Lar” ou no “Lata Velha”, em que o Caldeirão reforma a casa ou o carro do participante, no “Mandando Bem” o Caldeirão do Huck reforma o espaço de trabalho enquanto que a Aliança Empreendedora reforma a “cabeça” do empreendedor em um processo intensivo de formação, vivências e desafios para que o empreendedor tenha as condições de dar continuidade e ampliar o seu negócio. Com cerca de 50 milhões de telespectadores, o quadro inspira e educa a milhões de brasileiros, popularizando e desmistificando o empreendedorismo. Quer conhecer o quadro ou ver as edições anteriores do Mandando Bem? Clique Aqui.

Semana Global de Empreendedorismo

Realizada anualmente em parceria com a Endeavor a Semana Global do Empreendedorismo é um movimento global de fomento, fortalecimento e estímulo ao espírito e cultura do empreendedorismo iniciado mundialmente em 2008 com a participação e realização de eventos simultaneamente em mais de 90 países. A Aliança Empreendedora é uma das 10 organizações no Brasil que integra o Conselho Nacional da Semana Global do Empreendedorismo participando todos os anos na realização de atividades e mobilização de pessoas e organizações de diversos setores, tendo mobilizado mais de 15.000 pessoas nos anos de 2008, 2009 e 2010 em atividades ligadas à Semana. Para saber mais , acesse www.semanaglobal.org.br

Diretor

Federação de Indústrias do Estado do Paraná e UNINDUS de 2003 a 2007

"Conhecendo o trabalho destes jovens empreendedores, passei a apreciar uma forma nova de empreender. Um empreendimento engajado com uma causa social buscando pela via da inovação, soluções que nem sempre são buscadas ou compreendidas pelas instituições oficiais originariamente responsáveis pela condição social do cidadão brasileiro. Merecem o aplauso e o apoio para que possam prosseguir no caminho traçado que revela um chamado nem sempre presente entre nosso jovens."

Marcos Mueller Schlemm Veja mais depoimentos

Diretora Executiva

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

"Considero que o grande destaque da Aliança Empreendedora é que, diferentemente de outros projetos com objetivos semelhantes, a Aliança inova quando realmente apóia o desenvolvimento dos grupos, preservando seu espaço protagonista, de dono de seu futuro e do resultado desse desenvolvimento. Confesso que a cada contato me surpreendo com a maturidade da visão, abordagem, intervenção e energia que equipe, voluntários e parceiros mobilizam para realizar essa missão. São diversos grupos, empreendedores e comunidades que contam com este apoio integral, envolvendo desde capacitações e assessorias até design, microcrédito, comercialização e equipamentos. Para isso, mobiliza diferentes parceiros e tem provocado mudanças e atuação de empresas privadas e organizações sociais. Os resultados são concretos para várias pessoas e grupos cujo apoio já ajudou a desenvolver, inserir no mercado e alcançar a independência, fazendo com que a Aliança tenha conquistado legitimidade e firmado parcerias, não só de apoio financeiro mas de interlocução e articulação com diferentes atores e programas importantes para a ampliação dessa visão e transformação social, tendo grande poder de convocar voluntários e novos parceiros para a causa, o que posso dizer é um grande desafio em nossa região."

Maria de Lourdes Nunes Veja mais depoimentos