Aliança Empreendedora

Fazer da economia um lugar para todos

Quem Somos

Projetos e Serviços

Atuamos em todo o território nacional, partindo da observação e compreensão da realidade para o desenvolvimento de soluções que gerem oportunidades para empreendedores de baixa renda. Atuamos junto a empresas, governos e ONGs em projetos, programas e modelos de negócios inclusivos e geração de trabalho e renda.

 

Como linhas e foco de atuação do nosso trabalho, destacamos:

 

Para empresas e governos:

  • Desenho, planejamento e implantação de estratégias e modelos de negócios inclusivos junto aos públicos das classes C, D e E.
  • Desenho, planejamento e implantação de programas, projetos e editais com foco em geração de trabalho e renda, incentivo e apoio a microempreendedores de baixa renda de realidades urbanas e rurais.
  • Palestras, cursos, vivências e treinamentos em temas relacionados a empreendedorismo de baixa renda, negócios inclusivos, geração de trabalho e renda, estratégias de desenvolvimento econômico e social e inovação junto à base da pirâmide.
  • Geração de conteúdo e desenvolvimento de metodologias relacionadas ao empreendedorismo de baixa renda, negócios inclusivos e educação empreendedora.

Para ONGs e Microempreendedores:

  • Replicação de Metodologias de estímulo e apoio ao empreendedorismo de baixa renda e negócios sociais comunitários desenvolvidas para os públicos de: empreendedores individuais, grupos produtivos comunitários urbanos e rurais, jovens empreendedores e catadores de materiais recicláveis.
  • Vídeos e conteúdos educativos sobre gestão e empreendedorismo no AprendAE .
  • Mapa de Apoio , onde ONGs, Universidades, Incubadoras, Institutos, Agências e microempreendedores podem cadastrar sua atuação e procurar parceiros em sua cidade e estado.
  • Portal Impulso de crowdfunding, que permite que pessoas físicas (“Anjos Investidores Sociais”) invistam e acompanhem o desenvolvimento de microempreendedores de baixa renda em todo o Brasil.
  • Escalada Empreendedora Online – Canal de ensino à distância onde microempreendedores podem elaborar seu plano de negócio e estruturar cada área de seu empreendimento pela internet, com o acompanhamento remoto dos assessores da Aliança Empreendedora.
  • Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário – Realizado anualmente para promover e reconhecer casos bem sucedidos de microempreendedores brasileiros.
  • Capacitação e assessoria presencial para microempreendedores em cidades e setores em que estejam acontecendo projetos e serviços realizados pela Aliança Empreendedora.
  • Cursos, oficinas e treinamentos em temas diversos ligados à gestão, empreendedorismo, design, redes, parcerias, marketing, vendas, finanças, formalização, sustentabilidade, associativismo e cooperativismo.

Conheça alguns dos serviços e projetos que realizamos:

Segundo a Fundação AVINA, Negócios Inclusivos são iniciativas economicamente rentáveis, e ambiental/socialmente responsáveis, que utilizam os mecanismos do mercado para melhorar a qualidade de vida de pessoas de baixa renda, ao permitir sua participação na cadeia de valor como:

  • Fornecedores de produtos, serviços e/ou matéria prima de forma justa,
  • Agentes que agregam valor a bens ou serviços,
  • Vendedores/distribuidores de bens ou serviços,
  • Consumidores que passam a ter acesso a produtos e serviços básicos essenciais de melhor qualidade e a menor preço, de forma que lhes permita entrar em um “círculo virtuoso” de oportunidades de fazer negócios ou melhorar sua situação socioeconômica

A partir deste conceito, a Aliança Empreendedora atua na prestação de serviços à empresas que queiram desenvolver modelos inovadores de negócios inclusivos junto a públicos e comunidades de baixa renda. Como exemplos destes serviços, destacamos:

Projeto Kiteiras - Parceria com Danone e Quero Kit

Formação e apoio a uma rede de microempreendedoras vendedoras porta a porta de produtos e Kits de produtos Danone. O piloto está acontecendo em em Salvador, Fortaleza e Recife e tem como meta incluir 450 mulheres empreendedoras nesta rede nos 3 primeiros anos.

Profissionais da Beleza Natura

Desde 2010 a Aliança Empreendedora atua em parceria com a área de Inovação da Natura desenvolvendo pesquisas e um modelo de negócio inclusivo que contempla o apoio a microcabelereiras e profissionais de beleza de Classes C e D com o aumento de vendas de produtos Natura neste segmento. O piloto de apoio contempla cerca de 100 empreendedoras para chegar a um modelo que pode beneficiar a mais de 40.000 microempreendedoras vendedoras de produtos Natura.

Reciclagem Inclusiva Gerdau e GIZ

O projeto tem como objetivo o apoio e inclusão de organizações de catadores de materiais recicláveis como fornecedores de matéria primas na cadeia produtiva da Gerdau. Está sendo implantando em 10 cidades brasileiras e a meta é de um impacto direto de 400 catadores beneficiados.

Parceiras em Ação

Em parceria com o Santander Brasil, o objetivo do Parceiras em Ação é promover e incentivar o empreendedorismo feminino, apoiando iniciativas promissoras em termos de impacto. Para isso selecionamos, formamos e acompanhamos 5 projetos dentre 243 projetos inscritos no Brasil para o edital do projeto. Atualmente cerca de 200 microempreendedoras dos estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo são beneficiadas.

Negócio a Negócio

Realizado em 2010 tendo o Sebrae como cliente, atendemos inloco diretamente a 2.500 microempreendimentos de comunidades localizadas nos municípios de Curitiba e Região Metropolitana. Cada um destes empreendimentos contava com um diagnóstico realizado em seu negócio, seguido de um plano de ação para crescimento e melhorias, assim como o acompanhamento em cada um destes planos de ação. 

Projeto ECO CIDADÃO – Fortalecimento e Integração de Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis em Curitiba

Maior projeto de inclusão de catadores apoiado por uma prefeitura no Brasil, o projeto ECO Cidadão é fruto do desenho e de uma parceria entre Aliança Empreendedora, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação AVINA e MNCR Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Lançado em 2008, o projeto tem previsão de 5 anos e meta de implantar 25 Parques de Recepção de Recicláveis na cidade, sendo que destes, já implantou 14 beneficiando 14 Associações e Cooperativas de Catadores que integram mais de 250 catadores de Curitiba. Nos Parques, além de toda a infra-estrutura de máquinas e equipamentos, as organizações de catadores recebem assessoria e treinamento não só em classificação e separação de materiais, como em gestão, vendas, empreendedorismo e negociação.

Geração Y – Empreendedorismo Jovem para a Transformação Social

Realizado em parceria com o Instituto Camargo Correa, CAVO e Ashoka Empreendedores Sociais, o Geração Y é o resultado da soma de sonhos e metodologias de Aliança Empreendedora e Ashoka com seu programa Geração Muda Mundo no desenho de um programa único que integra empreendedorismo econômico e empreendedorismo social para jovens que queiram começar a empreender negócios ou realizar projetos sociais. Com benefício direto a 145 jovens, o projeto incentiva a criação de negócios sociais e dá microcrédito ou um patrocínio bolsa para que os jovens possam iniciar suas carreiras como empreendedores.

Por uma Cultura Empreendedora

O sucesso e avanços de uma causa depende tanto de ações no micro como no macro ambiente. Por este motivo, disseminar a cultura do empreendedorismo junto à públicos de baixa renda, assim como disseminar o empreendedorismo comunitário como ferramenta de inclusão e desenvolvimento fazem parte de nosso trabalho e missão. Como alguns exemplos do que fazemos em termos de promoção, mobilização e comunicação, destacam-se:

Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário

O Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário, realizado anualmente para todo o Brasil tem como objetivo identificar e reconhecer microempreendedores que se destacam tanto pelo negócio que empreendem quanto por sua contribuição para o desenvolvimento de sua(s) comunidade(s), servindo de inspiração para outros. Os 3 melhores são premiados com investimento financeiro para seus negócios, além do apoio da Aliança empreendedora Em sua 1º edição, contou com o patrocínio master de Itaipú Binacional e Instituto Camargo Correa, contanto com mais de 100 matérias veiculadas na imprensa e tendo 156 inscrições de histórias em tempo recorde. Mais informações em:  www.premioalianca.org.br.

Quadro Mandando Bem, em parceria com Caldeirão do Huck

Em parceria com o programa Caldeirão do Huck da TV Globo, desenvolvemos o quadro de empreendedorismo Mandando Bem, que identifica e apóia microempreendedores que tenham uma história de superação e atuem de forma criativa em seus negócios. Assim como no “Lar Doce Lar” ou no “Lata Velha”, em que o Caldeirão reforma a casa ou o carro do participante, no “Mandando Bem” o Caldeirão do Huck reforma o espaço de trabalho enquanto que a Aliança Empreendedora reforma a “cabeça” do empreendedor em um processo intensivo de formação, vivências e desafios para que o empreendedor tenha as condições de dar continuidade e ampliar o seu negócio. Com cerca de 50 milhões de telespectadores, o quadro inspira e educa a milhões de brasileiros, popularizando e desmistificando o empreendedorismo. Quer conhecer o quadro ou ver as edições anteriores do Mandando Bem? Clique Aqui.

Semana Global de Empreendedorismo

Realizada anualmente em parceria com a Endeavor a Semana Global do Empreendedorismo é um movimento global de fomento, fortalecimento e estímulo ao espírito e cultura do empreendedorismo iniciado mundialmente em 2008 com a participação e realização de eventos simultaneamente em mais de 90 países. A Aliança Empreendedora é uma das 10 organizações no Brasil que integra o Conselho Nacional da Semana Global do Empreendedorismo participando todos os anos na realização de atividades e mobilização de pessoas e organizações de diversos setores, tendo mobilizado mais de 15.000 pessoas nos anos de 2008, 2009 e 2010 em atividades ligadas à Semana. Para saber mais , acesse www.semanaglobal.org.br

Diretora Executiva do Centro de Formações em Negócios Sociais

Artemísia

"A Aliança Empreendedora é uma das organizações mais inovadoras, empreendedoras e visionárias que conheço à medida que consegue integrar em toda a cadeia relacional, impacto social com a geração de renda e lucro. No âmbito dos empreendedores, a Aliança consegue viabilizar o aumento significativo da renda das famílias, do lucro dos negócios fazendo o papel de um verdadeiro conector e educador de zonas e comunidades com os grandes mercados consumidores de forma justa e coerente. Do ponto de vista dos consumidores, a Aliança amplia o campo de visão uma vez que possibilita o cliente abrir-se para o consumo consciente e seu poder em transformar o consumo impulsivo e agressivo para um consumo mais sustentável e de real impacto social. A organização inovou também no seu modelo de governança criando formas diferenciadas de sociedade com seus próprios funcionários e uma nova relação com investidores. Enfim, por tudo isso tenho muita admiração e honra por ser parceira da Aliança."

Maure Pessanha Veja mais depoimentos

gestor continental de estratégia de reciclagem

Fundación AVINA

"Desde sua fundação, a Aliança Empreendedora assumiu um compromisso em compreender o espaço econômico e fazê-lo acessível a todos. Acompanhar essa trajetória tem sido uma honra e um processo de muito aprendizado."

Oscar Fergutz Veja mais depoimentos